quinta-feira, 23 de junho de 2011

Hoje vim falar um pouquinho sobre Roraima:

Roraima tem três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”. Seria a junção de roro (papagaio) e imã (pai, formador). Nessa língua indígena, roro - ou também rora - significa verde, e imã significa serra, monte, formando portanto, a palavra "serra verde", que reflete o tipo de paisagem natural encontrada na região.
Há ainda, a hipótese da palavra "Roraima" ter outros dois significados: "Mãe dos Ventos" e "Serra do Caju". O primeiro significado, "Mãe dos Ventos", dá-se pela possiblidade do clima da região, onde os índios acreditavam que os ventos que atingiam o sul da Venezuela era proveniente do lugar. O segundo, "Serra do Caju", pelo grande número de serras e colinas existentes na região.

O estado faz fronteira com a Venezuela ao norte e nordeste, Guiana ao leste, Pará ao sudoeste e Amazonas ao sul e oeste. Ocupa uma área aproximada de 224,3 mil km², desta, aproximadamente 104 mil km² são áreas indígenas, representando quase metade do território da unidade (46,37%). A área de preservação ambiental no estado, de responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), também é extensa, sendo 18,8 mil km², um total de 8,42%.

Roraima é cortado pela Linha do Equador, sendo que sua capital, Boa Vista, é a unica capital brasileira ao norte da Linha do Equador, como é bem representado na bandeira do Estado.


Fonte: wikipedia

Um comentário:

  1. I'm praying for you guys all day! :)

    Deus abençoe e cuide muito de vocês todos! Tenho certeza que grandes coisas acontecerão para a glória do nome de Jesus!

    Já tô com saudades!
    Beijos em todos!

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)