domingo, 5 de abril de 2009

Arua..

Yay.... finalmente vou postar sobre um dos melhores finais de semana por aqui...
aquele que nao inclui o maior, o mais profundo, o mais conhecido, ou mais qualquer coisa na Africa, mas inclui pessoas INCRIVEIS!!

Pra comecar, o onibus eh assim... 2 pessoas de um lado, 3 do outro, e com "espaco" no meio pra mais algumas pessoas que eles pegam no meio do caminho, para distancias teoricamente menores..

Na ida pegamos o ultimo banco, e Jen estava ao meu lado..
Do outro lado estavam Anna e Nick! Pessoas estranhas sentaram entre nos no meio do caminho!!

Arua fica a Noroeste de Uganda, ha umas 7hs +/- de Kampala, de onibus... eh o ultimo distrito antes de chegar na Republica Democratica do Congo, e bem mpertinho do Sudao!
E a vegetacao e o relevo naquela direcao eh muito diferente do que me acostumei indo para o sul.. o sul tem muitas montanhas e plantacao de cha, para o norte eh mais plano, com uma cara mais de "Africa" quando a gente imagina Africa ;)


E passamos por muitas vilas...


La encontramos Nick Strong - para aqueles que sempre quiseram um sobrenome "forte" ai esta um ;P

Nick foi criado na Bolivia e trabalhou em Kampala, na mesma escola que todos ao meu redor aqui. Veio parar aqui porque Lisa Fish - minha mentora - que veio pra Uganda com o World Gospel Mission, deu aula pra ele na escola, la na Bolivia!!!

Nick trabalha com o WGM tambem, no ministerio de esportes e ao mesmo tempo ajuda com o treinamento de pastores, e, a parte mais interessante pra mim, contando historias...
a cada semana ele tem novas historias e uma meta a cumprir, mas a burocracia acaba por ai! Ele esta andando na rua e ve um grupo de motoristas parados na esquina esperando por clientes, o que ele faz? Para, conversa e pergunta se pode contar uma historia. Ao final, ele faz algumas perguntas pra ver se estavam mesmo prestando atencao, e eh isso... dai pra frente eh so bater papo...

que historias sao essas? Historias da Biblia, historias da vida de Cristo!
porque contar historias? muitas pessoas aqui nao tiveram acesso a escola, portanto nao sabem ler, ou entao a unica lingua que sabem ler eh a local, e nem sempre se tem Biblia traduzida, portanto a maneira que tem de conhecer a essas historias eh atraves de alguem, que lhe leia, ou conte! Lembra das historias da vovo? pois eh, essas historias ficam gravadas, mesmo que voce tenha ouvido durante a infancia, e ela so venha fazer sentido muito tempo depois, ela esta la!!

eu fiquei tao encantanda com esse processo de contar historias...
presenciei 3 delas: "Jesus acalma a tempestade", para as criancas depois do campeonato de futebol, "quem sao minha mae e meus irmaos?", para as criancas na escola, e "Jesus cura o paralitico", para as criancas no monte.

Pois entao.. no domingo teve campeonato de futebol, e nos estavamos la para ajudar, eu aqui carreguei trave hahahah e depois fiquei brincando com as criancas, tirando um milhao de fotos e depois mostrando pra elas...
eh impressionante como elas sorriem quando conversam com vc, e como elas ficam serias na hora de tirar a foto, e quando veem as fotos dos outros, riem da cara deles!! Aqui eh assim, todo mundo ri do outro na frente dele!!

e ai vao algumas fotos!

Nick conversando com as criancas antes do jogo, explicando que todos somos apaixonados por futebol, mas somos mais apaixonados ainda por Jesus =)

Baby Victor... muito fofo, da ultima vez que o segurei, ele que pulou no meu colo, e depois comecou a chorar =S e os caras atras de mim so riam da minha cara haahah

aqueles homens ali atras hahahaa

e como nao podia faltar... Ronaldinhooooooo, tbm encontrei o Kaka numa mocilha, mas nao consegui tirar foto!!

Nick contando historia no final.


Na segunda acordamos cedinho para subir o Monte Wati. Logo cedo a chuva tava forte, mas como a chuva aqui nao dura muito, e tinhamos uma pequena viagem de uma hora ate o local, fomos assim mesmo!! Antes de sair do distrito Nick lembrou da carteira de motorista e entrou numa rua pra parar e procurar, ao achar, foi retornar o carro e....


caimos numa vala... e ficamos por la 1:30h ate alguem acordar e vir nos resgatar!!
mas enquanto isso, os Nick's tinham uma surpresa pra gente: Cinamon Rolls..
os meninos ficaram ate de madrugada preparando pra gente e estavam OTIMOS!!

Depois entao de sermos resgatados, seguimos viagem.... quase chegnado la o motor superaqueceu, tivemos que parar, esperar esfriar e entao continuar...
chegamos entao a uma escola, que fica ao pe do monte e tivemos uma recepcao um tanto diferente...

centenas de criancas ao redor do carro!!!
Nick Strong conversou com os professores e entao compartilhou mais uma historia.


fomos entao subir!!

no comeco da subida a gente ja ve isso aqui...

e os momentos de descanso tambem sao momentos de palhacadas!!! Nick Whitney fazendo pose pra Anna, Jen espera e Strong volta do banheiro hahahaahah zueira!!

tentando por todo mundo na mesma foto!!

Chegamos!!!
la de cima podemos ver o Congo e o Sudao, alem de Uganda neh... e eh lindo!!


Nick Strong mora com uma familia - INCRIVEL diga-se de passagem - que tinha uma cadela que deu cria a 5 filhotinhos LINDOS!! MAE quero um cachorro, posso?!?!?!?!


E a volta foi assim...
todo mundo morto de cansaco fisico, mas a cabeca, o espirito e o coracao melhores do que nunca!!!

Strong disse que se sentia um pouco mais em casa, mais perto da Bolivia por minha causa, e eu me senti um pouco mais no Brasil por causa dele... musicas, conversas, habitos, comidas... no fim, somos todos hermanos MESMO!! Ele fez um churrasco no grill que nao teve comida campea por aqui ainda...

semana que vem ele estara em Kampala, precisamos ir atras da churrasqueira!!!

2 comentários:

  1. i'm so proud of you for all the stuff you have done and achieved. great work!!

    just got the translator working. so much easier....

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai sulll

    É tanta criança né! Num vejo a hora de chegar ai logo para tb contar histórias para todas elas! Vcs já contaram o livro "sem palavras"?

    bjaum

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)