quinta-feira, 20 de junho de 2013

The Hair Dare – março 2011


Um dia no Facebook vi um post da amiga Grace Poon perguntando quem teria 20cm de cabelo para cortar. Eu respondi que tinha até mais do que isso, e foi então que ela me fez o desafio: cortar no mínimo 20cm de cabelo para doar a pessoas que junto com o cabelo, perderam também parte de sua autoestima.

A Grace reuniu outras 8 pessoas e a ideia era cortarmos todas no mesmo dia e local, festejarmos e ainda fazer um leilão para que pessoas que não tinham tanto cabelo assim também pudesse ajudar. Maaaaasssss a Grace e as amigas moram no Canadá, então eu participaria à distância.

Elas iam doar ao Angel Hair for Kids, Locks of Love e PanteneBeautiful Lenghts,  mas eu achei que não faria sentido mandar minhas madeixas pra tão longe. Foi então que fui pesquisar sobre instituições que recebiam doações de cabelo para confeccionar perucas para DOAR ou EMPRESTAR a pessoas necessitadas.

Inicialmente pensei em instituições ligadas ao tratamento de câncer, mas foi então que descobri o caso das escalpeladas no norte do país. Mulheres que perdem não só o cabelo, mas parte do coro cabeludo, em motores de barco, e sendo assim, perdem a capacidade de crescer mais cabelo no local. Foi aí que descobri o Doe Sua Moldura.

Eles tem parceria com alguns salões onde você pode cortar de graça se for doar, e fui eu atrás de um desses. Liguei, avisei que iria doar e marquei pra alguns dias antes das meninas lá do Canadá.

Como a Grace tinha feito um site lindo, o HairDare.org, e achei que seria legal ter fotos bonitas pra ela postar lá, e o topou me acompanhar no dia de menininha no salão.


No dia fui super bem atendida, ganhei massagem e tudo mais. O cabelereiro, Carlos, foi super simpático, fez um trabalho ótimo e ainda posou pra foto.

Normalmente são necessários 7 rabinhos de cabelo para se confeccionar uma peruca e geralmente as pessoas tem 1 ou 2, mas do meu foram 6, quase uma inteira :)





Eu tive que me preparar psicologicamente um pouquinho porque, apesar de já ter cortado bastante antes, ao contrário da outra vez, eu não resolvi ter cabelo curto, eu resolvi responder ao desafio que me foi feito de doar o meu cabelo. Eu estava numa fase de curtir o cabelão, mas quando eu li as histórias daquelas mulheres que nunca mais teriam cabelo, quando pensei em como o cabelo é importante para as mulheres e pra nossa autoestima, não tive nem dúvida. Meu cabelo cresceria de novo, e como cresceu! Eu nunca pude doar sangue, porque não tinha o peso necessário pra isso. Então doei algo que tenho e tenho MUITO!

Eu ainda tenho a curiosidade de saber como ficou essa peruca, se tem franja, se tem a mesma cor, o quanto de cabelo pode realmente ser aproveitado. Mas nada disso importa de verdade, o importante é que alguém pode se olhar de novo no espelho e sorrir, pode sair na rua e não ser encarada pelas pessoas. E isso me faz sorrir :)

Agradeço a Deus por ter me dado muito cabelo, por ter colocado a Grace na minha vida, com tantas iniciativas animais, e por todas as pessoas envolvidas nesse projeto.

Não me doeu, não me faltou pedaço e o cabelo já cresceu de volta. Então doe amor, doe o que você tiver, porque vai fazer diferença para alguém ;)

Beijinhos 


Ps.: Tem depoimento da época e mais fotos lá no Atellie Fotografia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)