quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

resumao!!!!

De volta...
eu sei que tenho MUITO pra contar tanto de Ruanda, quanto de Uganda antes de eu ir... vou fazer posts separados por assuntos... nesse momento estou separando as fotos!!!

Por enquanto fica um resumao!!!!!

Voltei ontem de Ruanda e foi incrivel ver como Deus unificou tanto a nossa equipe quanto a equipe que iria nos receber.
Fomos trabalhar em um projeto que reune 7 diferentes ministerios que trabalham no Leste da Africa, portanto oramos muito pedindo para que houvesse uniao entre eles e para que fossem claros no que queriam, e foram!!!

Nosso time estava completo, nem uma pessoa a mais, nem a menos! Arquitetos, Engenheiros Civis, Ambientais, especialista em Agua, em Turismo, Designer Grafico... tinhamos tudo, gracas a Deus que pos o time todo junto. Um dos arquitetos se juntou a nos nos ultimos dias porque perdeu o emprego e assim tinha tempo livre!!

Depois de mais de 9hs de viagem, chegamos primeiro em Kigali, a capital, e fomos para casa das familias de missionarios envolvidos no projeto. No dia seguinte fomos fazer pesquisa na cidade, portanto tive a oportunidade de conhecer melhor, e AMEI! E limpa e organizada, e quando se pensa na historia do pais, eh ainda mais impressionante o que fizeram em 15 anos depois das atrocidades!!

Fomos entao para Kibogora, mais umas 4 ou 5hs. Dormimos no complexo do hospital, mas a casa era impressionante, me senti muito mimada ate!!
O local do projeto eh maravilhoso! O unico local com vegetacao nativa no Lago Kivu, e esse eh mais um motivo para manter a criacao de Deus no local, alem ensinar a populacao local e visitantes sobre isso!!

Nos primeiros dias fomos pro meio do mato, tentar achar o local onde construir, mas para isso seguimos triilhas quase inexistentes, mas valeu a pena cada uma delas. No ultimo dia na peninsula fomos a pe, passando por dentro das vilas, e as criancas corriam gritando " Mzungu! Mzungu! Agachupa" (essa ultima nao sei como escreve, mas eh como se fala, e significa " me de uma garrafa" e eles pedem por garrafas de agua, porque outros brancos passaram por ali antes dando agua, muitas vezes programas da ONU ou da UNICEF, e assim eles aprenderam que brancos trazem agua, e sempre nos pedem), outros so diziam Good Morning ou Bonjour!! Riwanda eh a lingua mais falada, Frances eh a segunda, mas o Ingles se tornou lingua oficial e o governo deu um ano pras escolas se adaptarem, eh muito pouco, mas talvez sirva de incentivo pra populacao e quem sabe o governo entenda e de mais tempo depois!!
Depois disso, consegui tirar uns minutos para nadar no Lago!! Maravilhoso!!!

Nos arquitetos, como sempre, viramos a noite de sexta para sabado finalizando o projeto, mas valeu a pena! no domingo tivemos a apresentacao final para o comite representativo das organizacoes, e eles ficaram bastante impressionados com o que mostramos, e todos nos sabemos que o que fizemos em uma semana eh quase impossivel na " vida real" mas Deus projetando faz milagres!!

No primeiro domingo fomos a igreja local, bem diferente. O Louvour eh bem mais profundo que a palavra, porque eles tem muito mais fe, muito mais amor e paixao do que ensino efetivamente. E parte dos missionarios que estao la trabalham exatamente com isso, treinamento de pastores.

No segundo domingo fomos ao "Genocide Memorial". Ouvir e ver a historia ali foi muito mais que qualquer aula na escola! Alem disso, alguns dos missionarios estiveram ali durante o genocio e nos contaram historias, mostraram fotos e ate marcas no telhado, alem de balas que um deles mesmo recolheu em seu quintal depois de voltar ao pais.

A viagem foi incrivel, obrigada pelas oracoes, obrigada pelo apoio, obrigada pelos e-mails!!

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)