sexta-feira, 15 de maio de 2009

atualizacao

Depois de muito demorar, semana passada finalmente mandei uma atualizacao de ultimos 3 meses (agora 4) por e-mail, entao estou postando aqui tambem, caso tenha ido pro seu lixo eletronico hahahaha e claro que a formatacao sumiu tambem ;)


Oli otya?!

Acredito que todos vocês receberam a minha primeira carta antes de embarcar nessa incrível experiência em Uganda, no Leste da África. Agora estou escrevendo para contar o que já aconteceu nesses três primeiros meses, metade do caminho.

Para começar, “oli otya” significa “olá, como vai?” em Luganda, a língua que eles falam por aqui. Estou aprendendo o máximo que posso, e utilizo sempre que possível. A língua é fácil de ler, mas difícil de entender!

Estou frequentando uma igreja local típica ugandense, a Amazing Grace Christian Assembly. O culto é feito em Inglês e em Luganda, tudo é traduzido. As pessoas nos recebem muito bem, podemos sentir o amor que eles tem por nós. Além disso, a fé deles é imensa, mas o embasamento bíblico deixa a desejar, já que nem todos aprendem o Inglês e às vezes não possuem Bíblia em sua língua local.

As crianças são um capitulo a parte. Sérias num primeiro momento, e com os sorrisos mais lindos do mundo assim que você sorri para elas ou as cumprimenta. Muitas ficam tímidas e só acenam de longe, outras já correm pro colo, mexem nos anéis e no cabelo curiosas. Na rua gritam e cantam um “mu-zun-gu! How-are-you?”.

Uma menininha passou metade do culto tentando “limpar” minha pele, e depois de não conseguir, tentou “pintá-la” com sua mão e a cor da cadeira. É incrível pensar que para algumas dessas crianças, as mais novas pelo menos, eu sou realmente o primeiro mzungu (pessoa branca) que elas veem na vida.

O grupo que mora e trabalha comigo é muito encorajador. É bom viver cercado de outros cristãos, e isso às vezes me faz pensar na volta ao Brasil em duas coisas: quão difícil será viver fora da “bolha cristã” e quão desafiador será manter todas as atitudes que tenho aqui na minha vida de lá. É tão mais fácil ser cristão ao lado de cristãos!

O trabalho é um desafio porque não se trata do edifício mais moderno que já se viu, e sim o que mais se adequa a cultura, ao modo de construir, aos materiais e as necessidades, mas isso não significa que tem que ser feios não! Estou a duas semanas do término dos dois projetos em que estou trabalhando no momento.

Um deles é em Ruanda, no qual oito organizações missionárias se juntaram para cuidar dos missionários que trabalham nessa região da África. Eles precisam desenvolver seu terreno, ou o governo o tomará. Surgiu então o Kumbya Eden Retreat, onde as conferências missionárias e seus momentos de descanso continuarão a acontecer, junto a outros turistas ou nacionais que queiram desfrutar da beleza natural do local, aprendendo sobre as criaçoes perfeitas do Pai.

Já o segundo é uma atualização de um projeto feito em 2006, mas que começará a ser construído agora no final de maio. No Mto Moyoni as missionárias ensinam o Amor do Pai a pessoas que muitas vezes não tiveram uma figura paterna presente ou admirável. É sempre difícil entender a relação Pai e filho com Ele, quando a relação com o pai natural não é agradável ou inexistente. Para eles, estamos projetando o espaço para conferências e dormitórios.

Tenho fé que Deus me trouxe até aqui, e sei que Ele cuida de mim tanto aqui quanto fazia no Brasil. Venho convidá-lo mais uma vez a participar, ou continuar participando dessa Missão comigo, seja orando ou contribuindo financeiramente.

Em maio farei outra viagem de projeto, dessa vez para Mwanza, Tanzania, onde faremos o projeto de um orfanato para o Children of Destiny Orphanage (ETG Ministries). E meu sustento aqui ainda nao esta completo, meus gastos de moradia e comida ainda não foram cobertos, faltando $2.000,00 dólares, e preciso entregá-los ao eMi – minha organização missionária (http://www.emiea.org/) – até antes do proximo projeto, dia 15 de Maio.
Se quiser participar orando por mim, pelos projetos, pela missão:

*minha familia está passando por um momento delicado, orem para que eu não me preocupe com eles, já que estou fazendo tudo o que posso: orando! Para que eu consiga deixar tudo nas mãos do Pai, que tem o melhor preparado para nós;
*para que eu não fique ansiosa ou preocupada com essas questões financeiras;
*para que Deus prepare cada pessoa que Ele quer comigo nessa missão;
*para que nós aqui no escritorio possamos colocar o melhor que Deus nos deu em cada projeto, servindo aos outros missionários que estão no campo;
*para que eu possa aprender mais de Deus em cada minuto do meu dia aqui.

Ou contribuindo financeiramente:
Suellen Oliveira Maia Banco Real Agencia 0680 Conta Poupanca 21643535-4

E para quem quiser acompanhar mais de perto, estou atualizando sempre meu blog com histórias e fotos: http://sullmaia.blogspot.com/ e estou colocando mais fotos em http://www.flickr.com/photos/sullmaia/

Além disso, se quiser qualquer outra informação, se tiver pergunta, ou só para bater um papo (que falta que o Português faz), seu e-mail será sempre bem-vindo em sullmaia@gmail.com, ou via skype: sull_maia, cel: +256.77.299.3015

Obrigada,
nEle,

Suellen Maia

"Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias.” Isaías 58:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)