domingo, 20 de fevereiro de 2011

Eleições 2011

Em meio a tantas emoções políticas na África, Uganda teve a sua no último dia 18: Eleições Presidencias.

Museveni ganhou mais uma vez. Com 68% dos votos vai continuar no poder, mesmo depois de 25 anos na mesma posição.

Depois de conversar com alguns amigos de lá, percebi que os votos são mais por medo do que por suporte ao atual presidente. Os mais velhos têm medo de voltar ao que acontecia antes, toda a ditadura sangrenta de Idi Amin. Os mais novos têm medo da represália do presidente que prometeu uma eleição livre e justa, mas que em entrevistas disse frases como "eu vim com uma arma, um voto não pode me levar embora" e "eu cacei o animal do mato, ninguém pode me tirar o animal", referindo-se aos seus atos de 25 anos atrás.

Seu principal adversário, Besigye, foi seu médico particular e lutou ao seu lado, mas resolveu enfrentá-lo na política, e após sua derrota em 2001 teve que sair do país, por se dizer ameaçado por Museveni.

Esse ano pelo menos, ao contrário do que acontece nos países próximos, as eleições foram pacíficas, pela primeira vez no país. Apesar de muitos alegarem fraude, distribuição de presentes para os eleitores, e exército na rua para conter qualquer tipo de manifestção, ainda assim a paz foi mantida.

Espero que Museveni cumpra o que disse em outra entrevista, que mesmo não mudando o governante, o governo estará sempre evoluindo.

Eu oro para que Deus proteja esse país e esse povo maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)