quinta-feira, 26 de março de 2009

Lake Bunyonyi - com MUITAS fotos!! =)

La vou eu ficar toda atrasada de novo....
muita coisa ainda pra escrever e tem mais por vir... a melhor coisa eh comecar e ver quando termino neh?!

Nesse ultimo final de semana tivemos retiro dos estagiarios, um momento para relaxarmos e para compartilharmos o que temos vividos nesses 2 meses ate agora.

Fomos ao Lago Bunyonyi, em Kabale, ao sul do pais, quase fronteira com Ruanda! Dizem ser o mais profundo lago da Africa, eu so sei que nao dava pe pra mim hahahahahah

Foi um final de semana expandido, saimos daqui na sexta de manha e voltamos segunda, chegando aqui tarde, porque a vigem dura de 8 a 12 hs, depende do quanto eles param para as pessoas subirem e descerem! Fora que antes de sair ainda temos que esperar por mais de duas horas, ja que eles so saem quando o onibus esta completamente cheio, nao tem como comprar passagem antes e escolher o horario!

Na ida, enquanto esperavamos do lado de fora do onibus, porque dentro cansa ainda mais, estavamos Michelle, Nick e eu, quando um homem veio falar com o nick, dizendo que eramos muito bonita e entao ofereceu 20 vacas por mim!

*Explicacao: aqui as pessoas escolhem com quem casar, mas tao logo eles decidem tem que conversar com os pais, e eles entram num acordo sobre o dote. O dote eh avaliado em vacas e cabras, e dependendo da regiao em que a familia da noiva mora eles realmente pedem as vacas e as cabras ou o dinheiro, mas eh o valor de X vacas. Eles tem umas 3 cerimonias, uma delas eh quando a familia do noivo vai visitar a familia da noiva antes do casamento, e isso eh um grande acontecimento! Stephen, o responsavel pelos guardas aqui, me disse que o numero de vacas e cabras tambem variam de cla para cla e de acordo com as posses de cada familia envolvida, alem disso, se a garota estudou tambem vale mais. Stephen disse que na cultura dele o valor gira em torno de 12 cabras e 3 vacas.

Eh claro que virou piada e gerou ate um desenho feito pela Grace


Ao chegarmos em Kabale tivemos que pegar canoas para ir ate a ilha onde estariamos hospedados, foi uma passeio super agradavel ao por do sol!!!


E nos ajudamos a remar!!!!
o Lugar eh lindo, com um friozinho a noite \o/ e uma bela vista!!
O predio principal eh bem rustico... bem aconchegante tambem!!


Anna e suas caretas!!

Nick e Anna arruinaram minha foto =/

Momento leitura...

Momento discontracao com o cachorro fedido... Denis insistia em corrigir seu nome "nao eh Stinky eh Jimmy"
de manha nos juntavamos tambem para ler, escrever, orar, etc... ai na foto eh o Lindsay!!

vista triste triste.. hahahaha

Fomos andar pela ilha e encontramos algumas casas e como sempre muitas criancas nos acompanharam no passeio. Um dos meninos Arsel(f) nao sei ao certo, estava com uma bola feita de panos e plasticos, estava fazendo embaixadinhas, disse que gosta de futebol, mas la, ninguem sabe nada do Brasil, nunca tiveram brasileiros por la, nao sabe como escrevem, nao conhecem os Ronaldos...

Michael me ajudou a conversar com os menores porque eles ainda nao sabem ingles "sao criancas" como ele explicou, mas ele mesmo nao tem mais de 12, e eh pescador.

Naum eh uma menina com um olhar forte, cilios grandes e dobrados, segurou meu dedo e nao soltou, e mesmo com o dedo em sua mao, quando eu saia do seu campo de visao ela procurava me ver, sem dizer uma palavra!

(preciso pegar as fotos desses com o Nick e o Lindsay, estava sem a minha camera =/)

Em uma das trilhas achei essa placa... bastante informativa!!! =)

As 5 meninas ficaram na mesma cabana, os meninos se dividiram em 3 e 3!
A nossa era assim:
sobe essa escada
e encontra isso...
que eh igual a isso...

ao lado tem o banheiro.... a direita o chuveiro e a esquerda o toilet..

o chuveiro eh assim... a esquerda chuveiro normal, com agua fria, a direita tem agua quente, se vc pedir, ai eles esquentam e trazem mo balde =)
eh compost toilet, ou seja, eh so um buraco escavado no chao

essa parte a gente nem usou... hahahah

essa eh a parte de tras, precisa-se de acesso para o bom funcionamento do banheiro!!
o projeto de Kumbya tem um monte desses, to aprendendo direitinho como funciona...

e entao a vista....

que eh mais ou menos assim....

ou assim.... panoramica tabajara!!!

Nadamos, jogamos Scrabble, Phase 10, fiz castelo de cartas, comemos, dormimos e tivemos o noso proprio culto no domingo, na doca a beira do Lago - PERFEITO!


na tentativa de faze-lo crescer ainda mais percebi que nao tinhamos cartas suficientes, e entao ele caiu =/

Lindsay brincando com as letras do Scrabble... ops, brincando nao.. eh arte!!

Acordava todo dia com os passaros cantando, mas o nascer do sol era dificil de ver, nossa cabana e todas as construcoes eram viradas para o por do sol - igualmente lindo!!

Em uma das noites fomos para a doca ver as estrelas! Acho que nunca vi um ceu TAO estrelado!!! Talvez ja tenha visto mais brilhante, mas nao com tantas estrelas... e vimos tambem estrela cadente, satelites, e sei la o que mais que se mexia la em cima - nada de coisas estranhas como ETs hahahahaha
uma tempestade tambem estava se formando, entao vimos os relampagos, sem ouvir o trovao... lindo tambem!!


Nesses momentos as conversas eram das mais variadas, mas falamos muito do ceu, nao aquele estrelado ali, mas o paraiso... eh bom conversar com pessoas que essencialmente acreditam nas mesmas coisas, mas que lhe acrescentam pontos de vistas diferentes, que trazem diferentes experiencias e diferentes conhecimentos da Biblia!!

No nosso momento "vamos abrir o coracao" foi otimo ver como Deus esta trabalhando na vida de cada um do grupo e compartilharmos os pedidos de oracao, assim podemos fazer mais do que conviver, mais do que orar geral, mas podemos orar em especifico!!

Nesse momento tambem tiramos fotos do grupo, pois a cada termo eles tiram fotos e penduram na parede do escritorio. As fotos sao sempre iguais, todos juntos, sorriam! Nos, porem, queriamos algo diferente... e agora temos opcoes e muitas duvidas hahahah

Anna, Michelle, Lindsay, Ryan, andrew, Suellen e Nick

Na volta foi um pouco irritante,

(hahahahahah adoro as caretas da Michelle)

dois homens no assento ao lado ficavam encarando o tempo todo,mas eh porque aqui, nao eh feio olhar, nao eh constrangedor, todo mundo olha mesmo, a unica coisa que eles nao fazem eh contato visual, entao se voce olha, eles mudam a direcao, mas voltam a olhar depois! Eu estava me irritando com essa historia, mesmo sabendo que eh da cultura, mesmo sabendo que somos diferentes e por isso todo mundo quer saber o que estamos fazendo, eh tao irritante quando alguem fica te olhando o tempo todo, e nao disfarca... essa eh a minha cultura!! Portanto temos ai mais um choque cultural, uma coisa pequena mas que me irritou pelas horas de viagem!!

Ao chegar em Kampala, a noite, tivemos que andar um bocado, e aih eh a parte estressante: Kampala tem tudo do que eu nao sinto falta em SP, transito, caos, muitos carros, motos e muzinas!! Mas aqui o caos eh grande mesmo!!! Voce tem que olhar pra TODOS os lados varias vezes antes de atravessar, e continuar olhando enquanto atravessa, e nessas uma moto parou ha poucos centimetros de mim, bem na minha frente. :| depois disso, um garoto veio gritando mzungu mzungu, e eles sempre tentam nos tocar, pegar no braco pra ver se somos de verdade, mas esse, acho que por estar longe achou que nao fosse conseguir, nao sie bem oq ue aconteceu, so sei que ele acabou me dando um soco no braco! Eu fiquei mais irritada ainda, ja que nao eh a primeira vez que isso acontece, da primeira foi um doido - esse tinha problemas mentais mesmo - me deu um soco nas costas quando passei por ele. =S

Enfim, cheguei em casa morta nao so fisicamente mas mentalmente, pensando que o descanso do fim de semana tinha ido por agua abaixo!! Mas depois de uma bela noite de sono, acordei otima no dia seguinte. =) Pronta para mais 4 meses nesse caos, com choques culturais e ate fisicos... mas pronta para continuar ouvindo e servindo a Deus onde quer que Ele me queira!!


Eu, Michelle e Grace - quem nao consegue abrir os olhos??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)