quarta-feira, 4 de março de 2009

Perguntas e Respostas...

Bom.. gostaria de agradecer os abracos virtuais, comentarios e mensagens que tenho recebido e ate mesmo as visitas sem recadinho algum!!!
Queria aproveitar pra responder algumas perguntas.. mesmo que antigas SORRY!!! Eu tardo mas nao falho!!! hahahahahah pelo menos tento...

Lu.. nao.. nao comi toda aquela comida... mas nao tenho culpa.. elas serviam pra mim, e mesmo eu falando que eu como pouco elas continuaram servindo muito =S Agora pelo menos tenho os meninos comigo que comem metade de tudo o que como hahahahah

Tavi, nao vi nenhum alagamento ainda nao... mas aqui perto de casa quase nenhuma rua eh pavimentada, o que facilita... mas nao peguei nenhuma chuva braba em Kampala ainda... se tiver eu te conto ;)

Flavinha.. nao recebi sms nao =/ mas vamos esperar mais um pouco... quando vc mandou??? Eu tentei mandar pro meu irmao mas nao deu certo... o povo daqui consegue mandar pros EUA, pq eu nao consigo pro Brasil?! =(

Ju, foi constrangedor porque quando eles comecaram a distribuir as balas a "festa" acabou... as criancas comecaram a tumultuar pra ganhar bala e os mais velhos comecou a brigar com eles - na lingua local, mas dava pra perceber que nao estavam sendo amaveis - e entao Cristina - mzungu = pessoa branca - comecou a manda-los sentar para ganhar bala, pq alguem disse pra ela fazer isso, mas ela falava comos e falasse com cachorros " sit"... foi muito bizarro!!! Depois disso fomos embora, porque nao tinha mais clima alegre algum!! =/
Ju - de novo - eh otimo saber de vc.. e eu tambem morro de saudades de conversar contigo... sabe que amo neh?! acho entao que crescemos juntas nessas conversas... e eh otoimo saber que esta viajando comigo!!!! \o/

May, como vc ja viu e eu ja disse.. o link do flickr e de todo o resto ta ali do lado >>> obrigada!!! e quanto a vir a Africa.. venha me visitar XD

Ju..
quanto as suas perguntas anteriores... "la vai" como diria minha avo!!

*Onde vc mora?
Moro num "complexo": de um lado eh nossa casa e do outro o escritorio.
A casa fica em Kansanga/ Muyenga Tank Hill, ha uma meia hora de Kampala... Kampala mesmo eh so o centro, nao chamamos tudo de Kampala, entende?


*Com quem vc mora?
Divido o quarto com a Jennifer,no outro dormem Michelle e Anna, e no outro Laura.
As fotos virao em breve, estamos falando que precisamos tira-las ha MUITO tempo!!!!

*Qual é sua rotina?
7:00 - acordo, tomo banho e cafe
8:30 - temos oracao, alguem sempre traz um versiculo ou passagem da Biblia para refletirmos, fazemos pedidos de oracao e comecamos o dia.
9:00 - o trabalho comeca
13:00 - almoco
13:30 - 14:00 - voltamos ao escritorio
17:00 - o trabalho teoricamente termina..
18:00 - quando normalmente o trabalho termina quando nao dura parte da noite... o horario de internet livre comeca. Jantar.
a partir dai passamos tempo juntos em casa.. normalmente todos os "interns" e as meninas que moram conosco. Jogamos Phase 10 - jogo de cartas, assistimos filme, ouso ficamos conversando.. ultimamente temos nosso momento de leitura... cada um lendo seu livro, mas juntos na sala!
00:00 - eh quando costumo dormir... e parece que nao eh suficiente pra fazer tudo!!

As 4as feiras temos Estudo Biblico, as 2as tenho tempo com minha mentora, e ACHO que TALVEZ meu tempo de voluntariado sera as 5as, com criancas de rua, saberei disso semana que vem. Enquanto isso, acho que amanha vou de novo ajudar Anna nas aulas de futebol.

Nos finais de semana nao temos os momento de oracao de manha, entao Sabado normalmente fazemos algo as 9 ou 10hs, vamos a cidade (Kampala), Zoo em Entebbe, andar por aih.. Domingos temos igreja de manha e a tarde so ficamos em casa ou o mesmo de Sabado.


*Como são suas novas amigas?

ahhh sao pessoas otimas mesmo!!!

Megan - 25, Oregon, Arquitetura - eh o tipo de pessoa que sempre incentiva e te faz acreditar que vc pode! " eu confio em voce" "vc pode fazer isso" " seu ingles eh otimo" hahahahahah Decidida e indecisa ao mesmo tempo... MESMO TEMPO!! Me ajuda sempre, afinal, eh minha chefinha como "intern" ecomo arquiteta nos projetos que estou trabalhando... mas nao gosta nem um pouco de ser "chefe", vive repetindo que nao sabe dizer aos outros o que fazer... justamente o que eu preciso :S.. Gosta de fotografia tambem e tem umas OTIMAS!!

Jennifer - 23, Tennessee/Alabama, Ciencias Politicas - vive repetindo a ultima frase tambem... ela sabe um pouco de espanhol, entao sempre tenta aprender mais de portugues tambem. Mais uma fotografa no grupo! Eh super doce, parece uma "Princesa Disney" como as pessoas sempre falam, canta e toca violao super bem, mas diz que ta so aprendendo! Ja achamos MUITO em comum.. mais do que eu achei ser possivel nos primeiros dias...

Michelle - 22, Michigan, Engenharia Civil e Ambiental - eh outra docura em pessoa... eh outra indecisa pro time... que alias ta precisando urgente de pessoas que tomem decisoes!!! hahahaha Ela eh a pessoa com quemmais falei portugues desde que cheguei... ahahahah a mesadela eh de frente a minha, mora comigo, viajou pra Ruanda e pra Jinja comigo... ela ja faz parte...

Anna - 23, Virginia, Arquitetura - eh mais forte e decidida.. apesar de ser loira e magrela.. ahahahahaheh a mais engracadinha tambem, sempre com piadinhas e ideias novas!!! Ela eh uma das 3 pessoas que estao sempre falando por aqui..

e a outra nao sou eu - so por causa do ingles - e sim a Grace! - 27, Toronto, Canada, Design Grafico/Industrial - Essa eh uma chinesa-canadense que nao para de falar um segundo, por isso agora na quaresma ela ta se abstendo de falar pela manha... OTIMO!! ahahahahahahahah mas ela eh a pessoa tambem que ri da cara de todo mundo e faz piadinhas SEMPRE,ela nao sabe o significado da palavra "juizo" ahahhahaah mas eh quem mais traz a maior parte das risadas ao grupo.. e quem ja me deu uma meia duzia de apelidos, muitos deles infames!!!

Laura - 28, Florida/Atlanta, Professora - eh a mais velha da turma, e acho que a mais americana delas hahahahah ama cozinhar e tbm nao sabe ficar quieta um segundo!!! nao eh so falar.. ela nao sabe so sentar e nao fazer nada... tem que fazer algo!!!

Vc falou amigAs, mas vou falar dos meninos tambem!!!

Nick - 22, Kansas, Arquitetura - eh "uma" de nos... ainda bem que ele nano entende portugues hahahah mas eh que por muito tempo ele foi o unico menino aqui conosco... e esta SEMPRE conosco.. eh mamis quieto, mas sabe trazer as boas piadinhas nas horas mais certas!! Sempre prestativo... senta na mesa ao lado no escritorio e tambem tem otimas fotos!!!

Ryan - 25, Alberta, Canada, Engenharia Civil - esta viajando por um bom tempo... quando volta fica poucos dias e vai de novo, entao fica dificil falar mto, mas esse eh mais de atitude tambem, mas nao tao falante!!!

Denis - ??, Canada, Engenharia de alguma coisa, Water and Waste Water - eh mais velho, eh um voluntario, nao um "intern" mas esta sempre consco tambem pq nao tem outros iguais a ele hahahaha Ele tenta fazer as piadas, mas nao consegue =/ As vezes tem seus momentos reclusos, mas nos acompanha muito bem tambem!!!

Lindsay - 27, Texas, Arquitetura - e Andrew - 23, Texas, Engenharia Civil - estao morando em outra cidade.... a unica coisa que tenho a falar eh que sao OS MAIS PALHACOS, estamos perdendo boas risadas por nao estar perto deles o tempo todo....


*Há outros estrangeiros?
Temos 3 canadenses (Grace, Ryan e Denis), eu de brasileira e o resto eh americano. Temos Staffs ugandenses como na administracao, guarda, cozinheira e housekeeper.

*Qual é o prato típico daí?
Muita banana, batata, feijao, e pocho, mas o meu preferido EVER sao as Somosa - pastel de carne!!! Temos toda quinta-feira no almoco!!!

*A comida que vc mais come?
como de tudo... o almoco eh sempre comida tipica daqui, o jantar eh por nossa conta, entao temos macarrao, ou salada, ou panquecas.. sempre lembrando que moro com americanos e canadenses

*Do que c mais sente falta (loja/roupa/comida)?
LEITEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
aqui to tomando leite ninho... nao eh a mesma coisa nem de longe.. e leite fresco nao da pra tomar =S eu tentei!!!

*O que vc sentiu de não ter levado?

mais biscoitos, mais leite condensado, mais chocolate, e uma ou duas calcas e saias, pq aqui nao usamos muito jeans, so de 6a e sabado, pra trabalhar so calca-nao-jeansnao precisa sersocial tambem, ou saia/vestido e pra ir a igreja tambem so saia/vestido... alem de blusas mais frescas um pouco, tipo sem manga, mas to me virando muito bem sem nada disso!!

*Alg coisa que vc levou e que nunca teve coragem de usar?
Coragem? dificil essa... mas tem uma blusa que nao usei ainda porque eh meio curta demais, serve?
*Como são as tomadas?
Ahhhhhh OTIMA pergunta!!!! eh assim o:

Tive que comprar adaptador.. e tem uns bem complexos por aqui!!! ahahahaha

*Chove muito? Nunca chove? Qual o clima?
Ahhh tem duas estacioes chuvosas, mas se vc perguntar pras pessoas aqui elas variam o ano todo, uns dizem que eh Janeiro, outros Fevereiro, outros Marco e por ai vai... logo que cheguei chovia toda tarde, agora esta chovendo toda noite...
Eh sempre quente, mas eh um quente suportavel... as vezes todo mundo reclama, mas nao eh desertico!!

*Parte mais bonita da cidade
O LAGO VITORIA!!!!

Dificil dizer pq quando falamos de Kampala falamos so do centro, e aih nao tem exatamente uma parte bonita, a cidade em si nao eh bonita nao... mas eu amo o ceu daqui.. serve??? o ceu eh lindo.. Mas nos distritos em volta temos muita coisa bonita e uma delas eh o Lago... eu passou um final de tarde la, mas quero voltar pra um dia inteiro!!!!

Nique, agora as suas perguntas ;)

"eu preciso de um esclarecimento do q vc está fazendo aí..." Vc está em Uganda, certo?
Certo!!! Agora estou aqui... nao sei ate quando hahahahaha

Onde vc estava nesses dois primeiros meses?
Eu vim pra Uganda, fui entao pra Ruanda e fiquei duas semanas la. Depois voltei pra Uganda. Fui dois dias pra outra cidade aqui dentro de Uganda (Jinja - onde fica a fonte do Rio Nilo) e agora fico por aqui... passeios so dentro de Uganda por enquanto!!!

Vc ainda não estava trabalhando?

Sim, estava... eu fui pra Ruanda e pra Jinja a trabalho!!! Os projetos em que estamos trabalhando sao nesses lugares, mas o escritorio eh em Kampala-Uganda. Fomos la para ver o terreno, conversar com os clientes e fazer os primeiros desenhos, as primeiras ideias, agora voltamos ao escritorio para finalizar o trabalho!!

Vc vai trabalhar com o q?
Arquitetura efetivamente!!! No momento estou trabalhando em 2 projetos pra entregar no meio de Maio. Eu peguei um dos edificios, a outra arquiteta (e tambem coordenadora) pegou o(s) outros e eu sempre vou tirando duvidas comela, mas o legal eh que ela me da muita liberdade pros projetos... as vezes ate demais!!! hahahahaahah

mas eh isso!!!
Quem tiver mais perguntas pode mandar... so nao sei quando vou responder hahahaha e se o post ficou grande.. culpa de quem perguntou!! ahha

6 comentários:

  1. Minha irmã querida..... saudades....

    rs.. esse foi um post muito muito bom!
    Agora queremos um belo post sobre a igreja que frenquenta, que tal?!

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  2. Que carinho e atenção com a gente Sull!
    Adorei o post, deu pra entender muito bem como está sendo sua passagem pela Africa! Que feliz!!
    As pessoas que estão contigo parecem ser muito legais, que bom!!
    E o projeto também!
    Falando nisso, fale mais sobre o projeto!!A quantas anda, etc.. :)

    :*

    ResponderExcluir
  3. Descreve os projetos. tem planta pra mostrar?

    ResponderExcluir
  4. "Agora pelo menos tenho os meninos comigo que comem metade de tudo o que como" Os meninos comem pouquinho, é? Puxa!

    Estamos esperado as fotos dos quartos! (São só 5 meninas na casa, né?)

    E que delícia todo mundo lendo sozinho, só que junto!

    ResponderExcluir
  5. Sull, quero ver foto da Jennifer! Parece ser super simpática! mas ela faz Ciencias Politicas? Achei que so tivessem arquitetos e engenheiros! que ela faz? ADOREI!

    E pq vc fala português com a Michelle?

    Lindsay é nome de HOMEM? Me surpreendo sempre com nomes americanos!


    pq nao se usa jeans?

    as tomadas dai sao iguais de Dublin!

    Brigada pelas respostas! Que saudades! E que orgulho!

    ResponderExcluir
  6. Falando em orgulho, a Flavia foi entrevistada pela Globo falando dos chinelos dela! eeee \o/

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)