sábado, 14 de março de 2009

worship x fellowship

Ana, seu pedido tambem sera atendido, mas tem um post so pra ele... hahahaah

A igreja que frequento aqui se chama Amazing Grace Christian Assembly, ou apenas Amazing Grace para falar, ou ainda AGCA para escrever! =)


Eh uma igreja tipica Ugandense, na vila, onde vemos apenas ugandenses e os mzungus do emi.
O louvor eh predominantemente em Luganda, a pregacao pode ser em Luganda ou em Inlges, mas sempre tem interprete para qualquer que seja a outra lingua.
Os frequentadores sao predominantemente mulheres e criancas, tambem reflexo da vila.
O caminho eh composto de sebidas e descidas, e se chover, barro!! Eh um desafio chegar limpinho!! ahahahah e com a possibilidades de encontrar boiadas no caminho =)

Sem contar que nao tem uma arvora, uma sombra sequer... entao outra certeza eh a de que voce chegara suado!!

O culto comeca as 10, horario que normalmente saimos de casa, porque alem de os Ugandenses nunca estarem no horario, o louvor eh incrivelmente longo - e olha que eh a minha parte preferida =) Depois de muitas musicas, com um coral muito alegre e dancante, principalmetne os homens, tem uma oportunidade para as pessoas darem testemunhos e agradecerem a Deus pelo que Ele fez durante a semana em suas vidas.
Cantam mais uma musica enquanto todo mundo se cumprimenta, e eh uma hora em que as pessoas realmente saem dos seus lugares para cumprimentarem os outros!!
A parte do ensino em si eh mais curta, e eh ai que entra a parte da qual que ja tinha falado antes, eles tem muita fe, adoram a Deus de uma maneira maravilhosa, com sorrisos enormes, dancas lindas, voce percebe que vem do coracao, mas falta um pouco do estudo, do aprofundamento na Palavra de Deus.

Ao final a gente sempre fica para conversar com algumas pessoas, e elas sao mesmo muito queridas... por enquanto so tenho foto com as criancas.. que alias sao parte integrante e importante na igreja... alem de ser um grande numero, tem participacao no culto, dancam, cantam, fazem teatro... ficam conosco ate a hora do ensino, depois vao para outro local onde tem estudo especifico pra elas. Ao final vem correndo para conversar conosco, ou as vezes apenas abracar e ficar ali do lado...

Michelle, Patricia e eu
Algumas das criancas: abracada comigo esta Diana, lindo sorriso e SEMPRE vem correndo ao final... ja a que esta segurando meu braco eh uma linda menininha que fala pouco e baixo mas como podem ver tem um sorriso encantador... por ela falar muito baixo, eu nunca consigo entender seu nome, apesar de ja ter perguntado umas 5x.. na proximo eu pergunto pra outra pessoa hahahahaha
Eu e Michelle com as criancas... eles adoram fotos, mas ate te conhecerem um pouquinho ficam timidos... e por isso a cara meio fechada de alguns... depois da foto eles vem correndo pra ver na maquina como estao!!
Patricia de novo... domingo passado ela fez um colar pra mim... linda!!! Quer ser cantora, e sempre canta nas apresentacoes das criancas...
Mais uma vez.. a menininha que nao sei o nome e Diana...

Mais uma observacao.. quando qualquer pessoa se apresenta la na frente e as pessoas gostam, elas dao dinheiro, principalmente quando as criancas se apresentam muita gente se levanta e poe uma moeda na mao daquela pessoa que mais agrada...



Na minha primeira semana em Uganda eu fui na Kampala Pentecostal Church - KPC, acho que eh a maior em Kampala... gigante!!! Com salas anexas onde eles mostram o culto num telao, porque nao cabe todo mundo no salao principal, que tem uns 2 andares de mezaninos :| Voce encontra tanto ugandenses quanto mzungus, realmente de tudo...


Ja ha duas semanas fui na Calvary Chapel... essa tem bem dividido o numero de mzungus e de ugandenses... o coral eh composto por ugandenses, mas as musicas sao em ingles e bem amercianas, tem telao com as letras para acompanhar, e o pastor eh americano... o estilo eh bem parecido com o da IBMorumbi, e finalmente consegui acompanhar e entender um culto inteiro...
A unica foto que tenho de la eh essa, infelizmente nao mostra nada =/ Alem das meninas..



Agora vem o porque do titulo... fiquei em duvida de qual igreja frequentar, uma vez que gosto muito das pessoas e do relacionamento que vc pode construir na AMCA, mas la quase nao tenho alimento, entendo nada de Luganda e pouco do ingles deles, ja na CC entendo tudo, posso louvar e aprender, ter um crescimento nesse sentido, mas eh tudo o que estou acostumada, e o relacionamento seria mais com os mzungus, que sao de outra cultura, uma vez que a sao americanos, canadenses e britanicos, mas nao sao da cultura em que estou inserida...
Acho que me decidi mias pela AMCA, uma vez que temos estudo biblico, oracoes matinais e devocional aqui, mas nao vou deixar de ir na CC de vez em quando...

perguntas??? hahahah

3 comentários:

  1. Amora linda!
    Não me canso de dizer o qto estou feliz por te ver feliz aí... e continuo orando e com a certeza que Deus vai te encaminhar da forma certa, tanto no seu voluntariado, quanto às relações que vc vai construir...
    Eu fico meio boba babona vendo seus posts, e nunca consigo pensar em perguntas... mas vou tentar!
    Amo vc!
    =*

    ResponderExcluir
  2. Sull!!!Atualizei-me de como vc está!!
    E to muito feliz por vc!!
    que experiencia maravilhosa!!
    Decisoes mto sabias as suas...
    conheça mesmo o povo!
    Tenho pensdando e ouvido MTO sobre a Africa... tem brotado em mim o desejo grande de conhece-la.. de alguma forma! algunns países...
    Nao esqueci de vc!!
    Qualquer coisa, GRITA!
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler tudo, aprender com vc sobre as igrejas daí, as partes "curiosas" e tudo mais... Fico muito feliz, como a Flá disse, de te ver aí!
    Não entendi isso da moeda...É oferta pra igreja ou pra quem tá cantando?
    Bjo

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)