quinta-feira, 12 de março de 2009

Ahhh o Brasil!!!

Duas grandes experiencias em dois dias seguidos... mas infelizmente sem foto alguma!!

Ontem, apos o estudo biblico, Anna me chamou para irmos visitar Mama Unis, uma mulher da Amazing Grace, a igreja que tenho frequentado aqui (Ana, nao esqueci o seu pedido, vou falar sobre mais sobre a igreja ainda)
Ps.: As mulheres aqui normalmente sao chamadas de Mama "nome de algum filho", ou seja, essa eh a Mamae da pequena Unis.

Mama unis mora bem perto da igreja, com seus 4 filhos (Richard, Andrew, Unis e Joseph), sendo o mais novo, apelidado por Mama Michael de Obama, um bebe com problemas no ouvido e chora o tempo todo por causa da dor. A casa dela eh um comodo de uns 6m2, algo como 2mx3m.

Eu, Anna e Michelle entramos e ela logo tratou de arrumar um lugar para sentarmos e conversarmos. Ela nao tem agua nem muito menos energia eletrica em sua casa, com o passar do tempo ela acendeu uma vela, suficiente para ilumir seu espaco.Pa ssado algum tempo Alice veio nos trazer comida. Aqui em Uganda, se voce vai visitar alguem, voce vai comer, nao tem outra saida! Alice nos fez batatas fritas, macarrao, repolho e catchup!!

Mama Unis eh uma maezona, uma super mulher com muita fe em Deus, alegria e apenas 26 anos! Isso mesmo, 26 anos com 4 filhos - super comum em Uganda, um pais de familias gigantes, tipo as mineiras sabe?! ahhahahaah - que veio do Kenia porque seu marido nao tinha trabalho la, mas fala de sua terra natal com muito orgulho e saudade.

Saimos de la com aquele gostinho de quero mais, do tipo, eu preciso fazer alguma coisa, mesmo que seja apenas sentar e conversar, por que eh uma das coisas que ela, e as outras mulheres que vivem por ali, mais precisam!!!



Indo para a segunda experiencia, hoje fomos visitar o Tiger's Club! E veja bem, hoje eh quinta-feira, isso me custou as Somosas que temos no almoco!! hahahahah

Tiger's Club eh um lugar para criancas de rua! Logo ao chegar la tinha um deles com um belo machucado na perna, uma faixa cobrindo parte dele, deitado no chao, dormindo, enquanto as moscas voam e posavam em locais como a sua boca, sim a boca! Primeiro pensamento "ninguem ta vendo isso?"

Fomos entao conversar com uma das mocas que trabalham la e saber mais sobre o que fazem, como fazem, quando fazem e o que NOS podemos fazer para ajudar. Como parte do nosso tempo aqui somos incentivados a voluntariar em algum ministerio, e todos que o fazem dizem que se arrependem de nao terem comecado antes. Eu ja me arrependo, mas nao tinha como comecar nada viajando tanto, e agora estou - ou estava - atras de onde servir, ja que a maior necessidade eh sempre algo que envolva bom conhecimento da lingua =/
Enfim, eles tem escola, futebol, computacao, comida, roupa, aconselhamento, tratamento medico... eles tentam em primeirissimo lugar retorna-los a propria familia, em segundo achar uma nova familia, e em terceiro prepara-los para serem independentes.

Fomos entao ver o jogo de futebol, era um contra entre os meninos do Tiger's e os meninos da escola proxima... veja bem, eu nao jogo nada de futebol, so mesmo por diversao, mas eu consigo assistir um jogo e entender o que esta acontecendo, e o que acontecia ali era quase caotico. Pense em meninos, com habilidades pro futebol, mas sem alguem para ensina-los devidamente. conversando com Anna, que joga futebol, ela fez uma analogia otima com a vida deles: eles chutavam a bola quase que SEM RUMO, com toda a FORCA e DETERMINACAO que eles tem, e o objetivo eh TIRAR a bola DO OPONENTE, nao importa se voce vai continuar com ela ou nao. Parecia muito com o meu futebol, eu so sei pra que lado eh o meu gol, o lado que eu tenho que chutar, entao eu chuto e torco para que alguem do meu time pegue! Alem dos chutes altos.. pernas sempre no alto!! tsc tsc mas era bem isso!! Detalhe importantissimo deve ser relembrado: todo mundo aqui AMA FUTEBOL E AMA O BRASIL por isso! Na copa eles torcem pro Brasil! Entao ao dizer que eu era to Brasil ja veio um "terra do Ronaldo", Denis entao disse que eu conhecia o Pele, e eu tentei corrigi-lo, mas nao sei se Emma - o entao guia - me ouviu!

Voltamos ao Tiger's para um breve tour e entao hora do almoco. As 5as eles dao almoco para todas as criancas que quiserem vir, e quando digo criancas eh basicamente meninOs! Tinham em torno de 200! Antes de comer, fomos nos apresentar: nome, de onde eh, o que faz... Hey, my name is Sue (Suellen esta me trazendo algumas dores de cabeca, to tentando Sue agora, vamos ver se funciona) *risadas*, I'm from Brazil *risadas e aplausos* e eu :| "what?" so tive tempo de dizer " Thank you" e passei a bola pra Michelle! Eles realmente AMAM o Brasil! As apresentacoes nem terminaram e os meninos ja estavam me chamando. Primeiro perguntaram meu nome, tive que dizer Suellen, ahahahah nao funcionou dessa vez, e ainda preciso descobrir se o som eh engracado ou se realmente "Sue" significa algo em Luganda que eu nao sei =S depois me perguntaram meu time, e eu nao acreditei que ele relamente conhecia os times brasileiros, porque selecao eh uma coisa, mas times como Sao Paulo, Palmeiras, Corinthias...(nao acredito que escrevi isso aqui.. ECOWWWWW hahaahah) Enfim, ficamos conversando e eles me fizeram ter vontade de voltar... agora estou tentando saber no que posso ajudar, porque onde eles mais precisam de ajuda eh na escola e no futebol.. mas talvez eu ajude no centro medico, organizando fichas, remedios e o que mais for necessario!

Preciso orar mais e onde Deus me quer aqui, mas definitivamente quero contruir mais relacionamentos aqui. Esses meninos tem historias de vida incriveis - no sentido literal da palavra - e eu estou aqui para servir e amar, a Deus e ao proximo!


"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Este é o maior mandamento. Eis o segundo, que é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22: 35-37

Peco que orem nao so por mim e pela decisao de voluntariar la, mas tambem pelo ministerio que eles tem, que depende de doacoes e no momento tem muitas criancas ainda dormindo no chao, "mas pelo menos tem um teto, comida e carinho". Eh duro ver isso, e mais dificil ainda entender isso, mas eh facil perceber o amor dedicado por aqueles que estao envolvidos!

Hora da naninha.. passam da meia noite aqui, amanha pretendo finalmente terminar o telhado que estou ha dois dias tentando entender, ir ao craft market, e a noite teremos girls night com direito a comida e filme de menina!!! Mas vou tentar escrever mais aqui, tem tanta coisa acontecendo, sobre as quais quero escrever aqui, mas como disse anteriormente, estou tentando, alem de trabalhar, construir relacionamentos, algo em que os Ugandenses sao muito bons, eles param qualquer coisa que estao fazendo para conversar com voce, te ouvir e saber como voce esta! Estou aprendendo a ouvir mais, ja que eh dificil falar!! hahahaha Acho que se nao aprender agora, Deus me manda pro Japao ou pra Russia!! aahahahahahh

ahhhhhh parei!!! fui
boa noite!!

Um comentário:

  1. Sull!
    Que ótimo ouvir coisas assim, experiêncas tão diferentes, seu olhar diferenciado pras situações, sua técnia profissional e a direção de Deus!
    Sim, vou orar por você e por seu voluntariado.
    Repito: estou viajando com você!
    mAS mesmo assim QUANDO VC VOLTAR QUERO VER AS FOTOS E OUVIR AS HISTÓRIAS!

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)