sexta-feira, 27 de março de 2009

Projetos!!

Como a Mari, a May, a Nati, a familia e todo mundo pediu, vim falar sobre os projetos em que estou trabalhando!!! Esses dois tem que estar prontos no meio de Maio, quando Michelle vai embora e os Summer Interns chegam. Aqui eles tentam sempre fazer dessa forma, terminar o que se esta faznedo antes de ir embora, para que quando so novos cheguem nao tenham que terminar os projetos sem saber direito o que esta acontecendo! Michelle esta trabalhando nos mesmos dois projetos que eu, entao.. temos uma data limite ;)

O primeiro que comecei, o maior deles, eh o projeto do Kumbya Eden Retreat!

Como ja contei antes, eh uma peninsula na Lago Kivu, em Ruanda, onde 7 ou 8 organizacoes missionarias se reunem anulamente para uma conferencia. Por ser o unico terreno com vegetacao nativa no Lago, o governo, que esta trablahando no desenvolvimento do pais atraves do turismo, disse que se eles nao desenvolverem perderam o terreno. O que os grupos pensaram entao em fazer eh transforma-lo em um local onde as pessoas possam vir e ver o que Deus fez ali.

O programa se divide entao em um edificio principal que abriga recepcao, escritorio, cozinha, lounge com lareira, restaurante, terraco, e toilets; cabanas familiares, tendas tipo safari, e tendas de luxo. Alem disso teremos pontos de acesso a agua, com canoas e caiques, pontos de observacao de passaros, trilhas, e vista tanto para o nascer quanto para o por do sol!

os desenhos a seguir sao os feitos durante a semana em que estivemos la, estao sendo modificados agora, e ao final eu coloco novos desenhos ;) assim vcs nao so sabem o que eu estou fazendo,mas acompanham parte do processo!

Site Analysis
Main Building- reception/ dining/ lounge/ view
Safari Tent
Cabin
Luxury Cabin
Family Cabin


O segundo eh uma atualizacao!

Mto Moyoni eh um local de cursos e tambem de descanso a beira do Rio Nilo, em Jinja, Uganda.
As missionarias passaram por historias incriveis, que elas nos contaram rapidamente, mas pude ate ver algumas cicatrizes, e agora elas ensinam aos Ugandenses, muitos orfaos, e aos missionarios que trabalham aqui, sobre o amor do Pai, e amor de Pai. O dificil eh explicar para orfaos o amor de um pai, mas elas fazem isso de maneira incrivel!

Elas tem alguns terrenos e em 2006 um time do eMi foi ate la fazer o projeto, e agora finalmente vao construir, por isso fomos la para fazer alguns ajustes e atualizacoes do projeto anterior.

Como so ficamos la dois dias, nao fizemos muito la, entao esses sao alguns dos desenhos em que tenho trabalhado nessas ultimas semanas.

Eu trabalhei mais nos dormitorios dos STAFF... serao mini apartamentos para duas pessoas, com uma pequena area na frente para poderem ler, orar e refletir, por isso as entradas sao alternadas e cada um tem mais privacidade.




aqui sao algumas opcoes de unidades, mudando as portas, elas querem uma coisa, nos achamos que eh melhor outra... aqui vao as opcoes!
Aqui eh o plano geral do terreno, la embaixo esta o rio nilo... esse eh o porjeto da equipe de 2006 ja com as nossas mudancas, mas ainda nao foi aprovado!
O maior desafio aqui nao eh fazer inovar no sistema construtivo, nao eh trazer todo o meu conhecimento de construcoes paulistas ou brasileiras, nao eh incorporar as tecnicas que sabemos que existem, e sim fazer diferenca com os mesmos sistemas que eles utilizam aqui, eh utilizar telha, tijolo, pedra, eh ter que fazer aberturas permanentes de ventilacao, eh saber que a maior parte do porjeto eh feita in loco, nao importa o quanto de detalhes voce coloque em seus desenhos, eh saber que mais de dois andares nao eh aconselhavel, porque eles tem terremotos e o sistema construtivo nao aguenta, eh saber que as paredes nao podem ser estruturais pelo mesmo motivo anterior... o desafio eh adaptar, eh saber que por mais que o mundo esteja cheio de construcoes redondas, isso nao funciona aqui.. que mesmo sabendo que o conhecimento existe em varios lugares do mundo, talvez nao funcione aqui!!

Adaptar e aprender!

3 comentários:

  1. uaaaaaal Sull, que beleza esses desenhos! Todos lindos e bem feitos, apesar do meu limitado conhecimento em arquitetura!

    Vai dar tudo certo! Estou torcendo!

    =D

    ResponderExcluir
  2. qual a metragem das unidades??
    Tá me dando uma vontade de ir praí também...

    ResponderExcluir
  3. oi sullll
    demorei mas cheguei pra comentar!
    que quando saiu esse post eu tava viajando, daí entrei aqui numa maratona de projeto, mas agora cheguei haha!

    achei muito legal a maioria dos desenhos a mão! (e adorei ver a sua letrinha em algum deles heheh)

    muito legal essa história de não inovar, inventar muito. porque afinal, usar materiais locais e mão de obra local é sustentabilidade na veia! haha! e também ninguém melhor que o construtor local pra saber como se constrói na terra dele...

    e sobre a versão dos dormitórios do staff, eu prefiro sem porta pro quarto (ocupa beeem menos espaço e dá pra por uma cortina, sei lá, algo leve!) e a porta abrindo pra dentro, pq é meio estranho abrir a porta na cara da pessoa que está entrado na sua casa hahaha

    beijoss!!!

    ResponderExcluir

Não se esqueça de deixar seu e-mail pra contato ;)